David Hume e George Whitefield

Uma história interessante quando se ler sobre George Whitefield, reconhecido como um dos maiores pregadores do Grande Despertamento do século XVIII, é a história contada sobre David Hume, filósofo escocês e também deísta, indo ouvir a pregação de Whitefield.

Abaixo segue um excerto de John Stott relatando o acontecido enquanto falava sobre a sinceridade de um pregador:

“Um poder estranhamente fascinante é exercido por aqueles que são totalmente sinceros. Tais crentes atraem descrentes, como com o caso de David Hume, o filósofo britânico deísta do século dezoito que rejeitava o cristianismo histórico. Um amigo uma vez o encontrou correndo ao longo de uma rua de Londres e o peguntou onde ele estava indo. Hume respondeu que ele ia ouvir George Whitefield pregar. ‘Mas certamente,’ seu amigo perguntou assustado, ‘você não acredita no que Whitefield prega, acredita?’ ‘Não, eu não,’ respondeu Hume, ‘mas ele sim.’” (Stott, I believe in Preaching, Hodder & Stoughton, 1982).

Advertisements

About afeicoesdoevangelho

O afeições do evangelho foi criado com o propósito de incentivar as pessoas a buscarem conhecer e viver o Evangelho Cristocêntrico, como fizeram uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1) em outras gerações. Solus Christus!
This entry was posted in Século XVIII. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s