Você está dormindo? (J. C. Ryle)

“Desperta, tu que dormes.” Efésios 5: 14.

ryleAntes que você saiba, coloquei uma simples pergunta. Olhando as páginas deste artigo você logo verá por que eu pergunto isso. “Você está dormindo quanto a sua alma?”

Há muitas pessoas com o nome de Cristão, mas não a característica com a qual deveria vir com o nome. Deus não é Rei sobre o coração deles. Eles só se preocupam com coisas terrenas.

Essas pessoas são geralmente rápidas e espertas sobre os negócios dessa vida. Eles são, muitos deles, homens bons de negócios, bons no seu trabalho diário, bons mestres e servos, bons vizinhos, bons súditos da Rainha: tudo isso eu permito totalmente. Mas é da porção eterna deles que eu falo; suas almas que nunca morrem. E sobre isso, se um homem julga pelo pouco que faz por isso, eles são negligentes, imprudentes, descuidados, despreocupados. Eles estão dormindo.

Eu não estou dizendo que Deus e a salvação nunca passam pelas suas cabeças: mas isso eu digo, – eles não colocam essas coisas no lugar mais alto. Eu também não digo que eles são todos iguais em sua vida. Alguns deles vão sem dúvida mais adiante no pecado que outros: mas isso eu digo, todos eles têm tornado cada um à sua própria maneira, e isso não é de Deus. Eu não conheço outra maneira de julgar o estado do homem a não ser pela Bíblia. Quando eu olho para a Bíblia, eu só posso chegar a uma conclusão sobre essas pessoas: Eles estão dormindo sobre suas almas.

Essas pessoas não veem a pecaminosidade do pecado, e sua própria condição caída por natureza. Eles aparecem para fazer luz à quebra dos mandamentos de Deus, e pouco se preocupam se estão vivendo sobre Sua lei ou não. Deus ainda fala que o pecado é a transgressão da lei, – que o seu mandamento é amplíssimo, – que toda a imaginação do coração natural é má, – que o pecado é algo que Ele não suporta, Ele odeia o pecado, – que o salário do pecado é a morte, e alma que peca deve morrer. Certamente eles estão dormindo.

Esse é o estado da sua alma? Lembre-se da minha questão. Você está dormindo?

Essas pessoas não percebem sua necessidade de um salvador. Eles parecem acreditar que é uma questão fácil entrar no céu, e que Deus será misericordioso com eles de última hora, de um jeito ou de outro, entretanto eles não sabem como. Deus ainda fala que é justo e santo e que é imutável, – que Cristo é o único caminho, e que ninguém pode chegar ao Pai se não for por Ele, – que sem o seu sangue não há perdão de pecados, – que um homem sem cristo é um homem sem esperança, – que aqueles que seriam salvos devem acreditar em Cristo e chegar até Ele, e que aquele que crer não será condenado. Certamente eles estão dormindo!

Mais uma vez eu pergunto, é este o estado da sua alma? Lembre-se da minha questão. Você está dormindo?

Essas pessoas não veem a necessidade da santidade. Eles parecem acreditar que é suficiente seguir como os outros, e viver como as pessoas ao redor. E quanto à oração e leitura da Bíblia, tendo consciência de palavras e ações, estudando a verdade e a gentileza, humildade e caridade, e se mantendo separado do mundo, são coisas que eles parecem não dar valor algum. Deus ainda fala que sem santidade nenhum homem verá a Deus, – que nada que contamine deverá entrar no céu, – que o seu povo deve ser peculiar, zeloso pelo trabalho de Deus. Certamente eles estão dormindo!

Mais uma vez eu pergunto, é este o estado da sua alma? Lembre-se da minha questão. Você está dormindo?

O pior de tudo é que essas pessoas não parecem sentir seu perigo. Eles andam com seus olhos fechados, e parecem não saber que o final do seu caminho é o inferno. Alguns sonhadores fantasiam que são ricos quando são pobres, que estão satisfeitos quando estão com fome, que estão bem quando estão doentes, e despertos para achar tudo isso um erro. E esse é o jeito que muitos sonham sobre suas almas. Eles se gabam que terão paz, e não haverá paz; eles acham que estão corretos, mas na verdade eles irão descobrir que estão totalmente errados. Certamente eles estão dormindo!

Mais uma vez eu pergunto, é este o estado da sua alma? Lembre-se da minha questão. Você está dormindo?

Se a consciência estiver incomodando, e te falar que você está dormindo, o que eu posso dizer para te despertar? Sua alma está em terrível perigo. Sem uma poderosa mudança ela estará perdida. Quando essa mudança deverá acontecer?

Você está morrendo, e não está pronto para partir, – você será julgado e não está preparando para se encontrar com Deus, – seus pecados não estão perdoados, – sua pessoa não está justificada, seu coração não está renovado. O céu não seria felicidade para você, se você chegasse lá, pois o Senhor do céu não é seu amigo: o que O agrada, não agrada você; o que ele desgosta, não te traz nenhuma dor. A palavra dEle não é sua conselheira; o Seu dia não é seu prazer, a Sua lei não te guia. Você se preocupa pouco em ouvi-lo: você não sabe nada sobre falar com Ele. Estar eternamente em Sua presença seria insuportável para você; e a sociedade dos santos e anjos seria um cansaço, e não alegria. No ritmo em que você vive a Bíblia nunca teria sido escrita e Cristo nunca teria morrido, e os apóstolos foram tolos, os loucos cristãos do Novo Testamento, e a salvação do evangelho seria algo desnecessária. Acorde! E não durma mais!

Não pense em dizer que o seu caso não é tão grave ou o risco tão grande, ou Deus tão particular. Eu respondo, – o diabo tem colocado essas mentiras ilusórias nos corações das pessoas por cerca de seis mil anos. Essa tem sido a sua grande cilada desde que ele disse para Eva, “Certamente não morrerás.” Não seja tão fraco para cair nessa. Deus nunca falhou em punir o pecado, e ele nunca falhará: Ele nunca falhou em fazer Sua palavra boa, e você vai entender isso a seu custo, um dia, exceto se você se arrepender. Leitor, acorde: acorde!

Não pense em dizer que você é um membro da igreja de Cristo, e dessa forma não tem nenhuma dúvida de que você é tão bom como os outros cristãos. Eu respondo, – Isso só piora o seu caso, se você não tem mais nada a pleitear. Você pode ser escrito e registrado como povo de Deus: você pode ser contado no número dos santos; você pode sentar por anos sob o som do evangelho; você pode usar formas santas e até chegar à mesa do Senhor regularmente; e mesmo assim, com tudo isso, a não ser que o pecado seja odiado e Cristo precioso, e o seu coração seja um templo para o Espírito Santo, você irá provar no final [ser] nada mais que uma alma perdida. Um chamado santo jamais salvará um não santo. Leitor, acorde: acorde!

Não pense em dizer que você foi batizado, então está confiante que é nascido de Deus e tem a Sua graça com você. Eu respondo, – você não tem nenhuma das marcas que São João tem falado, na sua primeira epístola, que distingue tal pessoa. Eu não vejo você confessando que Jesus é o Cristo, superando o mundo, – não cometendo pecado, – amando seu irmão, – fazendo justiça, – se mantendo distante do perverso. Como eu poderia acreditar que você nasceu de Deus? Se Deus fosse seu Pai, você amaria a Cristo: se você fosse filho de Deus, seria guiado pelo Seu Espirito. Eu quero evidências mais fortes. Mostre-me algum arrependimento e fé; mostre-me uma vida oculta com Cristo em Deus; mostre-me uma conversa espiritual e santificada: esses são os frutos que eu quero ver, se eu devo acreditar que você tem a raiz da questão, que você é um ramo vivo da videira verdadeira. Mas sem esse batismo só será adicionado a sua condenação! Leitor, acorde: acorde!

Eu falo fortemente, pois eu sinto profundamente. O tempo é tão curto, a vida é tão incerta para permitir a permanência da cerimônia. Por causa do risco de ofensa, eu uso a simplicidade na fala. Eu não posso suportar o pensamento de ouvir você condenado no grande dia do julgamento; de ver a sua face na multidão na mão esquerda de Deus, entre aqueles que estão perdidos, sem esperança e além do alcance da misericórdia. Eu não consigo suportar esses pensamentos, – eles afligem o meu coração. Antes que o dia da graça passe e o dia da vingança chegue, eu chamo você para que abra os seus olhos e se arrependa. Considere os seus caminhos e seja sábio. Acorde: Acorde! Por que você vai morrer?

Nesse dia como o embaixador de Cristo, eu oro para que você seja reconciliado com Deus. O Senhor Jesus que veio ao mundo para salvar os pecadores, – Jesus o mediador entre Deus e os homens, – Jesus que nos amou e que deu sua vida por nós, – Jesus te enviou uma mensagem de paz: Ele diz, “Vinde a mim”.

“Vinde” é uma palavra preciosa na verdade e deveria chamar-lhe. Você tem pecado contra o céu: o céu não pecou contra você. Ainda, perceba que o primeiro que passo que leva a paz está do lado do céu. É a mensagem do Senhor: “Vinde a mim”.

“Vinde” é uma palavra de um convite de misericórdia.  O Senhor Jesus  parece dizer, “pecador, eu estou esperando por você, eu não estou querendo que ninguém pereça, mas que todos venham ao arrependimento. Assim como eu vivo, eu não tenho prazer na morte daquele que morre. Eu teria todos os homens salvos e com conhecimento da verdade. Julgamento é meu trabalho estranho, – eu tenho prazer na misericórdia. Eu ofereço a água da vida a todo aquele que quiser. Eu estou a porta do seu coração e bato. Há muito tempo eu tenho oferecido minhas mãos a você. Eu espero ser gracioso. Ainda há quartos na casa do meu Pai. Meu longo sofrimento espera mais dos filhos dos homens para vir para o propiciatório antes que a última trombeta seja soprada, – por mais andarilhos que retornem antes que a porta seja fechada para sempre. Oh, pecador, vinde a mim!”

“Vinde” é uma palavra de promessa e encorajamento. O Senhor Jesus parece dizer, “Pecador, eu tenho presentes prontos para você: eu tenho algo de eterna importância para conceder a sua alma. Eu tenho recebido presentes para homens, mesmo para os rebeldes. Eu tenho livre perdão para o mais ímpio, – uma fonte completa para o mais sujo, – um traje branco para o mais contaminado, – um novo coração para o mais endurecido, – cura para o abatido, – descanso para o pesado, alegria para o que chora. Oh, pecador, não é por nada que eu o convido. Todas as coisas estão prontas. Vinde: vinde a mim!”

Ouça a voz do Filho de Deus. Veja que você recusa e não ele que fala. Se afaste do pecado, que nunca poderá te dar o real prazer, e na última hora será amargo; saia de um mundo que nunca te satisfará: Venha para Cristo! Vinde, com todos os seus pecados, apesar de muitos, de melhores, – apesar de quão longe você estava de Deus, e apesar de quão provocadora a sua conduta tenha sido. Venha como você está: inapto, improprio e despreparado, – você não vai ganhar nenhuma aptidão por atraso. Venha de uma vez: venha para o Senhor Jesus Cristo!

Como você escapará se você negligenciar tão grande salvação? Onde você vai aparecer se você fizer descaso do sangue de Cristo e desprezar o Espírito da graça? É algo terrível cair nas mãos do Deus vivo, mas não tão terrível quando o homem cai abaixo do evangelho. A estrada mais triste para o inferno é aquela que corre abaixo do púlpito, passado a Bíblia e através do meio dos avisos e convites. Oh, preste atenção, para que como Israel em Kadesh, você só não chore pelo seu erro quando for tarde demais; ou, como Judas Iscariotes, encontrar o seu pecado quando não há espaço para arrependimento.

Levante-se e clame a Deus. Não seja como Esaú: não venda coisas eternas por coisas de hoje. Certamente o passado deve bastar para você ser descuidado, negligente, ímpio, sem Cristo, mundano e ocupado com as coisas terrenas. Certamente o tempo que virá pode ser dado a sua alma.

Ore, eu imploro, que você possa colocar seus velhos caminhos e velhos hábitos para fora, e que você  se torne um novo homem. Eu não cedo em desejos por sua felicidade, meu maior desejo é que você seja feito uma nova criatura em Cristo Jesus. Isso é melhor que riquezas, saúde, honra, ou aprendizado. Um homem pode ir para o céu sem isso, mas ele não pode sem conversão. Verdadeiramente, se você morrer sem ter nascido de novo, era melhor se você nunca tivesse nascido. Nenhum homem vive de fato até que ele viva para Deus.

Eu deixo minha questão com você. O Senhor pode conceder que uma boa palavra seja revelada para a sua alma. O desejo do meu coração e oração a Deus é que você seja salvo. Acorda, você que está dormindo, e levante dos mortos e Cristo te iluminará. Desperta, Ó tu que dormes e clama a Deus. Ainda há esperança. Não abandone as Suas misericórdias. Não perca a sua alma.

By J. C. Ryle. J. C. Ryle Collection. Disponível em sermonindex.net
Tradução Cecília Vasconcelos. afeicoesdoevangelho.wordpress.com.

Advertisements

About afeicoesdoevangelho

O afeições do evangelho foi criado com o propósito de incentivar as pessoas a buscarem conhecer e viver o Evangelho Cristocêntrico, como fizeram uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1) em outras gerações. Solus Christus!
This entry was posted in Século XIX. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s