O Credo da Calcedônia – 451 d.C

O Credo da Calcedônia teve papel importante na história da Igreja por tratar da questão da divindade e humanidade de Jesus. Em 431 d.C. o Concílio de Éfeso havia condenado o Nestorianismo que defendia a ideia de que a divindade e humanidade de Cristo constituíam duas pessoas. No Quarto Conselho Ecumênico da Igreja (lembrando que os outros foram o de Niceia, o segundo de Niceia e o de Éfeso), o Credo da Calcedônia condenou o Eutiquianismo que, por sua vez, defendia que as naturezas humana e divina de Cristo eram tão unidas que formavam apenas uma.

Credo da Calcedônia – 451 d.C

Fiéis aos santos pais, todos nós, perfeitamente unânimes, ensinamos que se deve confessar um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito quanto à divindade, perfeito quanto à humanidade, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, constando de alma racional e de corpo; consubstancial, segundo a divindade, e consubstancial a nós, segundo a humanidade; em todas as coisas semelhante a nós, excetuando o pecado, gerado segundo a divindade antes dos séculos pelo Pai e, segundo a humanidade, por nós e para nossa salvação, gerado da virgem Maria, mãe de Deus1; Um só e mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unigênito, que se deve confessar, em duas naturezas, inconfundíveis e imutáveis, inseparáveis e indivisíveis; a distinção da naturezas de modo algum é anulada pela união, mas, pelo contrário, as propriedades de cada natureza permanecem intactas, concorrendo para formar uma só pessoa e subsistência; não dividido ou separado em duas pessoas. Mas um só e mesmo Filho Unigênito, Deus Verbo, Jesus Cristo Senhor; conforme os profetas outrora a seu respeito testemunharam, e o mesmo Jesus Cristo nos ensinou e o credo dos pais nos transmitiu.

Nota: 1. Theotokos, palavra grega que significa portadora de Deus ou aquela que dá a luz a Deus.

Tradução do Credo por Covenant Protestant Reformed Church.

Referência:

A. A. Hodge. A Short History of Creeds and Confessions. Retirado de A Puritan’s Mind.

Veja também:
O Credo de Atanásio – 500 d.C
Credo Niceno

Advertisements

About afeicoesdoevangelho

O afeições do evangelho foi criado com o propósito de incentivar as pessoas a buscarem conhecer e viver o Evangelho Cristocêntrico, como fizeram uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1) em outras gerações. Solus Christus!
This entry was posted in Patrística and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s