Uma famosa ilustração do Dr. Martin Lloyd Jones

Em agosto de 1969 o Dr. Lloyd-Jones foi o principal pregador do Instituto de Verão de Teologia, em Pensacola. As pessoas hoje que estavam lá ainda falam das nove mensagens que ouviram pregar. Elas eram a nata de seus sermões, mensagens que ele tinha levado com ele em torno da pregação do Reino Unido para igrejas lotadas. Elas já foram reimpressas e o que se segue é uma de suas ilustrações memoráveis ​​em um sermão na estrada de Emaús em Lucas 24.

Lembro-me de pregar em minha terra natal, no País de Gales, um domingo no início da década de 1930. Eu estava pregando em uma casa de campo em uma tarde e, em seguida, num culto a noite. Quando eu terminei o serviço na parte da tarde e havia descido do púlpito, dois ministros vieram até mim. Eles tinham um pedido a fazer. Eles disseram, ‘Nós nos perguntamos se você você nos faria uma gentileza.

‘Se eu puder, eu disse:’ Ficarei feliz em fazer. ‘

‘Bem’, eles disseram: ‘nós achamos que você pode. Há um caso trágico. É o caso do nosso professor local. Ele é um homem muito bom e ele era um dos melhores obreiros da igreja no distrito. Mas ele entrou em uma condição muito triste. Ele desistiu de toda a sua obra da igreja. Ele só consegue continuar em sua escola. Mas, como para a vida da igreja e da atividade, ele se tornou mais ou menos ocioso. ”

‘Qual o problema com ele?’ Perguntei.

“Bem”, eles disseram, ‘ele entrou em algum tipo de condição deprimida. Queixa-se de dores de cabeça e dores no estômago e assim por diante. Você faria a gentileza de vê-lo? ‘

Eu prometi que o faria. Então, depois que eu tive o meu chá, este homem, o professor, veio para me ver. Eu disse a ele: ‘Você parece deprimido. Ele era como os homens na estrada de Emaús. Um olhar para este homem me contou tudo sobre ele. Eu vi a cara típica e atitude de um homem que está deprimido e desanimado. Eu disse: ‘Agora me diga, qual é o problema?’

‘Bem’, disse ele, “eu tenho essas dores de cabeça. Eu nunca estou livre delas. Eu acordei com uma de manhã e eu não consigo dormir muito bem também. “Ele acrescentou que ele também sofria de dores gástricas e assim por diante.

“Diga-me”, eu disse, “há quanto tempo você está assim?”

‘Oh,’ disse ele, ‘vem acontecendo há anos. Por uma questão de fato, vem acontecendo desde 1915.

“Estou interessado em ouvir isso”, eu disse. ‘Como isso começou?’

Ele disse, ‘Bem, quando a guerra começou em 1914, eu me voluntariei muito cedo e fui para a Marinha. Eventualmente, fui transferido para um submarino, que foi enviado para o Mediterrâneo. Agora a parte da marinha a que eu pertencia estava envolvida na campanha de Gallipoli. Eu estava lá neste submarino no Mediterrâneo durante a campanha. Uma tarde, estávamos envolvidos em ação. Fomos submersos no mar, e estávamos todos envolvidos em nossos deveres, quando de repente houve um terrível baque e nosso submarino tremeu. Nós tínhamos sido atingidos por uma mina e afundamos no fundo do Mediterrâneo. Sabe, desde então, eu nunca fui o mesmo homem. ‘

“Bem,” eu disse, “por favor, diga-me o resto de sua história.”

“Mas”, disse ele, “não há nada mais a dizer. Eu só estou dizendo como é que eu tenho estado desde o que me aconteceu na região do Mediterrâneo.”

“Mas, meu caro amigo, eu disse, ‘Eu realmente estou interessado em saber o resto da história.”

“Mas eu disse-lhe toda a história.”

Isso continuou por um tempo considerável. Era uma parte de meu tratamento. Eu disse novamente, ‘Agora eu realmente gostaria de saber a história toda. Comece pelo começo de novo. ‘E ele me contou como ele havia se voluntariado, ingressou na Marinha, foi enviada para um submarino que foi para o Mediterrâneo, e tudo estava bem até a tarde em que eles estavam envolvidos numa ação, o baque repentino e o tremor. ‘Fomos para o fundo do Mediterrâneo. E eu fiquei assim desde então.’

Mais uma vez eu disse, ‘Diga-me o resto da história.’ E eu o levei a contá-la passo a passo. Viemos para dramática tarde – o barulho e a agitação do submarino.

‘Fomos para o fundo do Mediterrâneo.

“Vá em frente!” Eu disse.

“Não há nada mais a ser dito.”

Eu disse, ‘Você ainda está no fundo do Mediterrâneo?’ Você vê, fisicamente ele não estava, mas mentalmente ele sim. Ele tinha permanecido no fundo do Mediterrâneo desde então. Por isso eu continuei pra ele: ‘Esse é o seu problema. Todos os seus problemas são devido ao fato de que em sua própria mente você ainda está no fundo do Mediterrâneo. Por que você não me disse que de alguma forma ou de outra você veio até a superfície, que alguém em outro navio te viu, pegou você e te colocou a bordo do navio dele, que trataram de você lá e, finalmente, te trouxe de volta para a Inglaterra e te colocou em um hospital? ‘Então eu teria todos os dados dele. Eu disse, ‘Por que você não me contou tudo isso? Você parou no fundo do Mediterrâneo.’

Este homem tinha sido represado em sua mente, por isso que ele tinha sofrido com esta terrível depressão durante todos esses anos. Estou feliz por poder dizer que como resultado dessa explicação este homem foi perfeitamente restaurado. Ele retomou as suas funções na igreja e em um ano tinha aplicado para a ordenação na Igreja Anglicana no País de Gales.

Agora eu lhes digo esta história simplesmente para mostrar-lhe a condição desses homens na estrada de Emaús. Lá estão eles: “Nós pensávamos. . . mas, oh, que é o uso do pensamento? O julgaram e o condenaram injustamente. O crucificaram. Ele morreu e foi sepultado. E ele está no túmulo. “Eles estão tão certos disso que eles tornaram-se alheios a tudo e cego para tudo o mais. E eu tenho um medo, meus queridos amigos: que esse seja o problema com muitos de nós. Estamos tão conscientes dos problemas, tão imersos neles, que nos esquecemos de toda a glória que está ao nosso redor e não temos visto nada, a não ser os problemas que levam a este desânimo crescente. Essa é a minha análise desses homens na estrada de Emaús.

Taken from “ The Church Today: The Road to Emmaus,”  chapter four of Setting Our Affections upon Glory: Nine Sermons on the Gospel and the Church by Martyn Lloyd-Jones, © 2013, pp. 73-76. Used by permission of Crossway, a publishing ministry of Good News Publishers, Wheaton, IL 60187, www.crossway.org.

Traduzido com permissão por Diego de Andrade. afeicoesdoevangelho.wordpress.com. Original: Uma famosa ilustração do Dr. Martin Lloyd Jones.

Caro leitor, a Crossway não nos permitiu a distribuição ou publicação deste artigo em nenhum outro lugar que não neste website, então caso tenha tido interesse em distribui-lo, por favor, divulgue este link.

About afeicoesdoevangelho

O afeições do evangelho foi criado com o propósito de incentivar as pessoas a buscarem conhecer e viver o Evangelho Cristocêntrico, como fizeram uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1) em outras gerações. Solus Christus!
This entry was posted in Século XX and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

