A luz divina e sobrenatural – parte 2

Positivamente essa luz divina e espiritual é e pode ser assim descrita: Um verdadeiro senso da excelência divina das coisas reveladas na Palavra de Deus, e uma convicção da verdade e da realidade delas ali decorrentes. Esta luz espiritual consiste principalmente no primeiro destes, a saber, um verdadeiro senso e apreensão da excelência divina das coisas reveladas na Palavra de Deus. A convicção espiritual e salvífica da verdade e da realidade dessas coisas surgem como uma visão de sua excelência e glória divina, de modo que a convicção dessa verdade é um efeito e conseqüência natural da visão da  glória divina delas. Há, portanto, nesta luz espiritual:

  1. Um verdadeiro senso da excelência suprema e divina das coisas cristãs: um verdadeiro senso da excelência de Deus e de Jesus Cristo, e da obra da redenção, e os caminhos e obras de Deus reveladas no evangelho. Há uma divina e superlativa glória nestas coisas, uma excelência que é de um tipo muito superior e natureza mais sublime do que em outras coisas, [e] tal glória distinguindo-os grandemente de tudo que é terreno e temporal. Aquele que é espiritualmente iluminado realmente apreende e ver isso, ou tem um senso disso. Ele não apenas racionalmente acredita que Deus é glorioso, mas ele tem um senso da magnificência de Deus em seu coração. Não é apenas uma crença racional que Deus é santo, e que a santidade é uma coisa boa, mas há um senso da beleza da santidade de Deus.

Não existe apenas um discernimento especulativo de que Deus é misericordioso, mas um senso de quão amável Deus é por conta da beleza deste atributo divino. Há um duplo conhecimento de bom que Deus fez a mente do homem capaz. O primeiro é meramente visionário, como quando uma pessoa só especulativamente julga que tudo, que por acordância da humanidade, é chamado de bom ou excelente, o que é mais um benefício geral. E o outro é o que consiste no sentido do coração, tal como quando o coração é sensível de prazer e satisfação na presença da ideia de tal coisa. No primeiro é exercido apenas a faculdade especulativa, ou o entendimento, em distinção da vontade ou disposição da alma. Neste último, a vontade, ou a inclinação, ou coração está principalmente em causa. Assim, há uma diferença entre ter uma opinião, que Deus é santo e piedoso, e ter um senso do encanto e beleza desta santidade e graça. Há uma diferença entre ter um julgamento racional de que o mel é doce e ter um senso de sua doçura. Um homem pode ter a primeira que não sabe o gosto de mel, mas um homem não pode ter a última a menos que tenha uma idéia do sabor do mel em sua mente. Portanto, há uma diferença entre acreditar que uma pessoa é bonita e ter um senso de sua beleza. O primeiro pode ser obtido por ouvir dizer, mas o último somente por ver o semblante. Quando o coração é sensível a beleza e amabilidade de uma coisa, necessariamente, sente prazer na apreensão. Está implícito no ser da pessoa sinceramente sensível a beleza de uma coisa, que a idéia dela é agradável à sua alma, o que é uma coisa muito diferente de ter uma opinião racional de que tal coisa é excelente.

Veja também: A luz divina e sobrenatural – parte 1

By Jonathan Edwards. A Divine and Supernatural Light imparted to the Soul by the Spirit of God. Sermão em Mateus 16:17.

Tradução Diego de Andrade. afeicoesdoevangelho.wordpress.com.

Advertisements

About afeicoesdoevangelho

O afeições do evangelho foi criado com o propósito de incentivar as pessoas a buscarem conhecer e viver o Evangelho Cristocêntrico, como fizeram uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1) em outras gerações. Solus Christus!
This entry was posted in Século XVIII. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s