Os Efeitos do Reavivamento por Martyn Lloyd-Jones

(…) Qual é, então, a verdadeira explicação para os fenômenos que acontecem durante o reavivamento – fenômenos físicos e mentais. Bem, vamos abordá-los das Escrituras, porque, certamente, a Escritura tem muito a nos dizer sobre isso. Vamos olhar primeiro o Antigo Testamento e ler lá sobre os profetas. Como esses homens receberam suas mensagens? E como eles as entregavam? Os registros contam que eles estavam em Espírito, ou um espírito veio sobre eles. Eles estavam num estado de êxtase. Eles estavam às vezes num estado de transe, estavam com um humor alterado… Eles conheciam alguma coisa sobre uma condição de êxtase.

Vamos agora para o Novo Testamento e ver o que aconteceu lá. Veja em Atos 2 o que aconteceu com os discípulos mesmos. Algo tão extraordinário aconteceu que, para certas pessoas, eles pareciam estar bêbados. Eles disseram: ‘Isso não é nada mais que bebedeira, isso é completa loucura’. E essa acusação de loucura tem sido frequentemente levada adiante.

Quais são nossas conclusões? Deixe-me colocá-las numa série de proposições para você. Não parece claro e óbvio que dessa maneira Deus está chamando atenção para si mesmo e sua própria obra através de fenômenos incomuns? Estou certo de que há esse elemento. Mas, em segundo lugar, nós nunca devemos esquecer que o Espírito Santo afeta a pessoa inteira. Você já viu pessoas gritando até eles perderem suas vozes, ficando de pé e abanando qualquer coisa que vem à mão? Eles atingem pessoas e não sabem o que estão fazendo. Isso não é considerado como estranho, nem incomum quando acontece no esporte, mas porque pode acontecer num avivamento, as pessoas dizem: ‘Ah, isso é tudo psicológico’! Você nunca viu pessoas chorando em teatros e em cinemas sob a influência de música? Claro que sim. Homem é corpo, alma e espírito, e você não pode separar isso. E tudo que chega poderosamente ao homem é capaz de atingir outras partes dele. Vamos ser cuidados para não fazer violência à natureza e constituição do homem. O ser humano reage como um todo.

Assim, devemos esperar esse tipo de reação num período de avivamento e devemos esperar diferentes pessoas reagirem em diferentes maneiras. Por isso, tudo que pode ser provado é que esses fenômenos são indicativos do fato de que alguns estímulos muito poderosos estão em operação. Algo está acontecendo que é tão poderoso que mesmo a estrutura física está envolvida.

Eu diria, mais adiante, que devemos lembrar que os fenômenos não são de importância em e de si mesmos. Os fenômenos não devem ser buscados, não devem ser encorajados. Os fenômenos, se eu posso usar um termo moderno, são ‘epifenômenos’, incidentais, concomitantes ocasionais, e não de importância essencial e vital. Isso explica porque os fenômenos desaparecem quando o reavivamento vai adiante. Eu não hesitaria em dizer que às vezes há fenômenos em conexão com reavivamentos que parecem para mim nada mais que fraqueza do corpo. O corpo é fraco, alguns são mais fracos que outros. E quando esse poderoso poder espiritual vem, há alguns corpos que caem, e as pessoas devem ser socorridas, apaziguadas e receber oração.

Não vamos nos esquecer, também, que sempre que o Espírito Santo está trabalhando poderosamente, o diabo sempre procura sua oportunidade. Ele tem tentado levar pessoas a excessos, e tem frequentemente obtido sucesso com indivíduos em particular. É por isso que há muito na Bíblia sobre testar os espíritos e provar os espíritos. Não devemos ser mal conduzidos. Há testes que são dados, e é nossa responsabilidade sempre empregá-los.

Assim, finalizamos dizendo que esses fenômenos podem aparecer no reavivamento que, como Pedro diz, é o resultado do derramento do Espírito de Deus. Mas não devemos buscar esses fenômenos e estranhas experiências. O que devemos buscar é a manifestação da glória de Deus, seu poder e sua força. O que devemos buscar é reavivamento. E quando isso vier será tão maravilhoso que coisas estranhas e incomuns poderão acontecer, mas devemos sempre saber que Deus está movendo entre nós, e devemos estar prontos para identificar e refrear o falso, o espúrio, e de fato tudo que pertence ao espírito mal. Alguém que tente estimular fenômenos é uma ferramenta do diabo, e está colocando a si mesmo na posição do físico e psicológico. Não devemos nos concentrar nessas coisas. Deixe isso para Deus, em sua sabedoria soberana, decidir manifestar esses concomitantes ocasionais ou não.

Vamos, por isso, ser cuidadosos para não apagar o Espírito, e vamos manter nossos olhos fixos na glória de Deus, e no derramamento do seu Espírito Santo sobre nós.

Martyn Lloyd-Jones. Revival. Editora Crossway.

Advertisements

About afeicoesdoevangelho

O afeições do evangelho foi criado com o propósito de incentivar as pessoas a buscarem conhecer e viver o Evangelho Cristocêntrico, como fizeram uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1) em outras gerações. Solus Christus!
This entry was posted in Século XX and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s