Carta aos Romanos – Inácio de Antioquia

Inácio foi bispo de Antioquia da Síria entre 68 e 100 ou 107  e era discípulo do apóstolo João. Segundo Michael Haykin no livro Redescobrindo os Pais da Igreja, Inácio anelava ver unidade em cada nível na vida das igrejas locais para as quais escrevia. Unidade tanto afno evangelho como na fé cristã. A carta escrita para os romanos é dirigida a uma igreja com a qual Inácio não tinha ligação pessoal e o conteúdo refere-se ao seu martírio. Segue pequenas porções da carta para que você, leitor, veja a perspectiva cristã da morte para os pais da igreja no primeiro século e compare com a perspectiva moderna confrontando a sua própria maneira de ver a vida e a morte com a de Inácio de Antioquia.

“Escrevo a todas as Igrejas e anuncio a todos que, de boa vontade, morro por Deus, caso vós não me impeçais de o fazer. Eu vos suplico que não tenhais benevolência inoportuna por mim. Deixai que eu seja pasto das feras, por meio das quais me é concedido alcançar a Deus. Sou trigo de Deus, e serei moído pelos dentes das feras, para que me apresente como trigo puro de Cristo. Ao contrário, acariciai as feras, para que se tornem minha sepultura, e não deixem nada do meu corpo, para que, depois de morto, eu não pese a ninguém. Então eu serei verdadeiramente discípulo de Jesus Cristo, quando o mundo não vir mais o meu corpo. Suplicai a Cristo por mim, para que eu, com esses meios, seja vítima oferecida a Deus. Não vos dou ordens como Pedro e Paulo; eles eram apóstolos, eu sou um condenado. Eles eram livres, e eu até agora sou um escravo. Contudo, se eu sofro, serei um liberto de Jesus Cristo, e ressurgirei nele como pessoa livre. Acorrentado, aprendo agora a não desejar nada. (…)

Para nada me serviriam os encantos do mundo, nem os reinos deste século. Para mim, é melhor morrer para Cristo Jesus do que ser rei até os confins da terra. Procuro aquele que morreu por nós; quero aquele que por nós ressuscitou. Meu parto se aproxima. Perdoai-me, irmãos. Não me impeçais de viver, não queirais que eu morra. Não me abandoneis ao mundo, não seduzais com a matéria quem quer pertencer a Deus. Deixai-me receber a luz pura; quando tiver chegado lá, serei homem. Deixai que seja imitador da paixão do meu Deus. Se alguém tem Deus em si mesmo, compreenda o que quero e tenha compaixão de mim, conhecendo aquilo que me oprime.”

Excertos da Epístola aos Romanos de Inácio de Antioquia retirado do site: Ecristianismo

About afeicoesdoevangelho

O afeições do evangelho foi criado com o propósito de incentivar as pessoas a buscarem conhecer e viver o Evangelho Cristocêntrico, como fizeram uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1) em outras gerações. Solus Christus!
This entry was posted in Patrística and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

