O Evangelho é Aqui e Agora

Por que muitos cristãos são inativos e infrutuosos? Pedro apresenta o diagnóstico em 2 Pe 1:9: Eles são cegos e conseguem ver apenas o que está perto, tendo esquecido que foram purificados de seus pecados do passado. Eles estão cegos para o poder e esperança do evangelho para hoje. O que isso significa?

As boas-novas do evangelho de Jesus Cristo são que ele é um evangelho “antes-agora-depois”. Primeiro, existe o “antes”, o passado. Quando eu recebo a Cristo pela fé, meus pecados são completamente perdoados, e Deus me considera justo diante dele. Existe o “depois”, o futuro, a promessa da eternidade com o Senhor, livre do pecado e de lutas. A igreja tem se saído bem na explicação das fases “antes e depois” do evangelho, mas tem tido a tendência de menosprezar ou entender mal os benefícios da obra de Cristo no “agora”. Que diferença o evangelho faz no aqui e agora? Como ele me ajuda na função de pai, marido, profissional e membro do corpo de Cristo? Como ele me auxilia a reagir às dificuldades e tomar decisões? Como ele me dá significado, propósito e identidade? Como ele motiva o serviço que presto a outros?

É no aqui e agora que muitos de nós experimentamos uma cegueira referente ao evangelho. Nossa visão é ofuscada pela tirania do urgente, pela sirene do sucesso, pela beleza sedutora das coisas físicas, por nossa inabilidade de admitir nossos problemas e pelos relacionamentos ocasionais dentro do corpo de Cristo que nós chamamos, erroneamente, de comunhão. Com frequência essa cegueira é incentivada pela pregação que deixa de levar o evangelho aos desafios específicos que as pessoas enfrentam. As pessoas precisam perceber que o evangelho pertence ao seu local de trabalho, sua cozinha, sua escola, seu quarto, seu quinta e seu carro. Precisam ver o modo que o evangelho faz uma relação entre o que eles estão fazendo e o que Deus está fazendo. Precisam entender que as histórias de suas vidas estão sendo vividas dentro da história maior de Deus, de tal forma que possam aprender a viver cada dia com uma mentalidade norteada pelo evangelho.

 

Trecho do livro de Timothy Lane e Paul David Tripp. Como as Pessoas Mudam. Editora Cultura Cristã. 2011.

Advertisements

About afeicoesdoevangelho

O afeições do evangelho foi criado com o propósito de incentivar as pessoas a buscarem conhecer e viver o Evangelho Cristocêntrico, como fizeram uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1) em outras gerações. Solus Christus!
This entry was posted in Contemporâneos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s