Carta a Um Jovem em Dúvida – Deus nos Protege?

Abaixo segue a transcrição de uma pergunta que me foi feita por um jovem há alguns meses atrás e a respectiva resposta em forma de carta.

“Se eu pedir proteção a minha família, Deus protege? se sim porque ele não protege os cristão que estão sendo decapitados pelos terroristas do estado islâmico?”

Olá caro amigo,

Parece haver um desentendimento de sua parte quanto à ideia de proteção de Deus. Veja comigo João 17: 11,15 ‘Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. (…) Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.’

Nessa oração sacerdotal, Jesus está orando pelos discípulos pedindo que o Pai os proteja do mundo (vs 11), no vs 15, Jesus pede que os proteja do Maligno. A questão é: Estava Jesus se referindo a protegê-los de sofrer ou mesmo da perseguição? O apóstolo Tiago em Atos morreu ao fio da espada, Pedro (segundo a tradição) morreu numa cruz de cabeça para baixo, Paulo foi decapitado no período em que Nero era o imperador de Roma, mas todos estes mártires morreram sem negar a fé, sem negar que Cristo é o Cristo, sem negar a esperança de se encontrar com seu Salvador!

Quando Jesus pede ao Pai para nos proteger, ele se refere a proteção do mundo como o sistema de coisas que desejam abalar e desviar a nossa fé. ‘porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo’ (1 Jo 2:16) Certamente que Deus nos dá livramentos físicos, livramentos de morte em alguns casos e devemos ser gratos a Deus por isso, mas não podemos esperar que somente porque estamos em Cristo que nada vai nos acontecer, pelo contrário, se de fato estamos em Cristo, a Bíblia diz que seremos perseguidos (‘Estas coisas v os tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.’ – Jo 16:33), que partilharemos dos sofrimentos de Cristo (‘Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.’ – Rm 8:17), mas em todo sofrimento, em toda aflição, meu caro, Deus nos garante que estará conosco, nossa alegria não será roubada porque estará escondida nEle, nossa fé não será abalada porque Ele é quem a sustenta!

Entendendo isso, você perceberá que os cristãos que foram decapitados foram sim protegidos por Deus. O corpo deles pode ter caído ao chão, mas suas almas não se perderam, Deus os guardou de abandonar a fé no momento que a sombria morte chegou pra eles. Portanto, ore para que Deus proteja sua família e te proteja do mundo e do maligno, assim quando vier a aflição, quando vier o momento de fazer como esses cristãos mortos, você possa dizer: ‘Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós’ (Rm 8:18)

Em Cristo,

Por Diego de Andrade. afeicoesdoevangelho@gmail.com

O leitor tem permissão para reproduzir o conteúdo desse website desde que não o altere, informe os créditos de autoria e tradução, e não use para fins comerciais.

Advertisements

About afeicoesdoevangelho

O afeições do evangelho foi criado com o propósito de incentivar as pessoas a buscarem conhecer e viver o Evangelho Cristocêntrico, como fizeram uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1) em outras gerações. Solus Christus!
This entry was posted in Contemporâneos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s